Prefeitura sinaliza com revisão dos pisos salariais

A reunião de negociação permanente, realizada hoje (17), entre representantes do Sismuc e da prefeitura teve como tema os pisos salariais dos servidores. Foi apresentado pela administração um comparativo dos valores pagos aos profissionais dos níveis superior, médio e básico em Curitiba e em cidades como Araucária, Campo Largo, Pinhais, Fazenda Rio Grande e Colombo. A conclusão é de que os pisos pagos na capital estão defasados em relação às outras cidades.

Categorias como jornalistas, por exemplo, recebem R$ 1.608, bem abaixo do piso salarial regional de R$ 2.151. A situação se repete em praticamente todos os outros segmentos no comparativo com outras prefeituras. Principalmente aqueles que não foram incluídos no “pacotinho” de Ducci, aprovado em junho deste ano.

O reajuste dos pisos salariais será tratado por uma equipe técnica da administração municipal, em conjunto com representantes do Sismuc e técnicos do Dieese. A comissão será formalizada, tendo por objetivo elaborar uma nova proposta para recompor as remunerações.


Segundo descrito na ata, o objetivo é organizar “a recomposição dos valores de vencimentos básicos para as diversas categorias em curto, médio e longo prazo, estabelecendo uma relação entre as remunerações dos cargos nível básico, médio e superior, até 1º de fevereiro de 2012”.


No dia 24 de outubro, o tema voltará a ser tratado na mesa permanente.


Assembleia dia 19
Antes disso, no próximo dia 19, uma assembleia geral dos servidores debaterá o tema dos pisos salariais. Todos os segmentos estão sendo convocados para comparecer no Teatro Bom Jesus (rua 24 de Maio, 135), a partir das 19 horas.