Servidores municipais da prefeitura de Curitiba lavaram as rampas do acesso principal da sede da prefeitura de Curitiba, hoje (29), pela manhã. Munidos de vassouras e com a ajuda de um caminhão pipa, os trabalhadores protestaram contra o descaso do prefeito Luciano Ducci para com as reivindicações da categoria.
Participaram da atividade organizada pelo Sismuc e Sismmac cerca de 200 pessoas.
Na opinião da diretora do Sismuc Ana Paula Cozzolino, o ato “mostrou que a categoria não está satisfeita com a forma como vem sendo tratada pelo prefeito”. Ainda, segundo ela, “o investimento no servidor reflete na melhoria do trabalho prestado à comunidade e na melhoria da qualidade de vida do servidor”.
Um banner gigante, instalado em frente ao prédio, cobra respeito e valorização. No que deveriam ser mesas de negociação, a comissão de representantes da categoria tem recebido sucessivas negativas às questões pautadas. Entre elas a recuperação das perdas salariais históricas de 14,8%, redução da jornada de trabalho, e reestruturação do Instituto Curitiba de Saúde (ICS).
Mais
Foram utilizados cerca de 2 mil litros de água não potável para a atividade. De acordo com cálculos da empresa contratada para levar água ao local, seriam necessários, no mínimo, 14 mil litros de água para realizar uma limpeza completa da parte frontal do prédio.
Guardas municipais do Grupo de Operações Especiais (GOE) foram destacados para acompanhar as manifestações. Nenhuma agressão ou tumulto foram registrados.
Continuação
Ainda hoje, os servidores se concentram, novamente, em frente à prefeitura, a partir das 14 horas. Porém, desta vez, quem realiza a concentração são os servidores do magistério municipal. Na última sexta-feira, os sindicatos encaminharam um ofício à prefeitura, solicitando uma audiência com o prefeito, às 15 horas de hoje. Até o momento não há confirmação da reunião.
Texto: Guilherme Gonçalves / Foto: André Rodrigues