O Sismuc divulga a listagem dos últimos 300 servidores beneficiados pela ação coletiva do gatilho salarial (URP’s do Plano Cruzado). Muitas das pessoas que ainda não retiraram o dinheiro, são de servidores que faleceram ou se desligaram da prefeitura. Mesmo aqueles que já não trabalham mais na prefeitura ou os herdeiros têm direito a receber os valores.
Para tanto, é necessário verificar a listagem de nomes. Clique aqui para baixar em PDF. Para saber o valor, o interessado pode ligar no Sismuc. Os valores variam de R$ 1,40 até R$ 1.549,00. O pagamento é realizado no mesmo momento em que o servidor ou herdeiro vier receber. Basta apresentar RG, CPF e comprovante de matrícula caso haja. No caso de herdeiros, é necessário trazer também a certidão de óbito e o RG e CPF pessoal do servidor e do herdeiro.
A ação coletiva foi movida no ano de 1989 pela assessoria jurídica do Sismuc, devido às perdas salariais acumularas entre janeiro de 1986 e julho de 1987. Os gatilhos eram devidos a todos os trabalhadores celetistas. Porém, a decisão favorável aos trabalhadores da prefeitura só saiu em 2001. A prefeitura fez o pagamento para uma conta da justiça e o sindicato ficou encarregado de fazer os repasses. Dos valores a serem pagos, uma porcentagem é paga em forma de honorários aos advogados e aos contadores da época. Para os sindicalizados, o desconto é de 12% para advogados e 2% para contadores. Já para não sindicalizados, o desconto ficou em 20% para não sindicalizados, destinado aos advogados e mais 2% para contadores.
Na época, quando a ação foi ganha, o Sismuc tratou de divulgar a conquista aos beneficiados por meio do jornal, ligações e cartas. Cerca de 1,5 mil servidores foram beneficiados. Desse total, 300 ainda não vieram receber o dinheiro.