Médicos e dentistas decidem pelos 5 anos retroativos

Assembleia dos dentistas e médicos do Programa Saúde da Família de Curitiba foi realizada ontem, dia 20, para discutir a dobra que ainda não tem sido incorporada na previdência. No Sismuc compareceram 90 dos 130 envolvidos. A categoria aprovou a proposta de contar para a aposentadoria 5 anos retroativos, este tempo de contribuição aumentaria o impacto na previdência.

Foi isso que um estudo do Dieese solicitado pelo Sismuc mostrou. Nele foram simulados custos e benefícios a partir das propostas feitas pela prefeitura e indicou-se que a diferença na recuperação do investimento retroativo de 2 para 5 anos seria de 6 meses.
Outro ponto importante que na pesquisa do Dieese fez diferença foi a expectativa de vida. Para os brasileiros o IBGE estimula que é de 72 anos, o que levaria mais 25 anos de recebimento do benefício da aposentadoria pelos servidores. Daria um custo maior à prefeitura na escolha dos 5 anos retroativos, porém acresceria em média R$ 204,94 mensal no benefício para o trabalhador na previdência.
Minuta
Na minuta apresentada pela prefeitura, na última reunião, tem pontos discordantes que serão debatidos com a administração e a reivindicação modificados. O que não houver acordo será levado com emendas na Câmara. Ela está disponível nos documentos do site: clique aqui.
Isonomia
Na mesa de negociação com a prefeitura, dia 9, se falou em isonomia aos servidores da saúde. Está sendo reivindicado pelo Sismuc que o Regime Integral de Trabalho (RIT) da saúde seja isonômico com o da educação em todos os aspectos e, inclusive, no direito à licença-prêmio, que pelo projeto apresentado pela prefeitura o tempo para adquirir na saúde é de 3 anos e na educação é 2. 
Próximas reuniões
A discussão sobre os servidores com dois concursos que puderem se desligar de um padrão e entrar no RIT do PSF será discutido nas próximas reuniões, além das negociações para modificações na minuta e a isonomia na educação e saúde também serão tratadas. O Sismuc enviou um oficio a prefeitura pedindo nova audiência.