Notícia publicada hoje (30), no site da prefeitura de Curitiba, dá conta de que os auxiliares de serviços escolares das escolas especiais teriam garantido a gratificação de 50% que vinha sendo exigida pela categoria. Segundo a matéria, o decreto teria sido assinado neste dia 28, pelo prefeito Luciano Ducci.
A diretoria do Sismuc buscou informações junto à secretaria de educação, já que a minuta do decreto não foi enviada até o momento para o sindicato e nem foi debatida com os trabalhadores. A chefe do recursos humanos da secretaria Maria Antonieta informou por telefone ao diretor Juliano Soares que a gratificação será concedida a todos os servidores que estão na lei 11 mil, que atuam dentro das 3 escolas especiais (Ali Bark, Thomas Edson e Helena Antipoff). A data de início do benefício ainda não estaria definida. De qualquer forma, ela garantiu que enviaria a minuta do decreto ainda hoje ao Sismuc.
A medida será avaliada pelos trabalhadores na reunião do coletivo, prevista para este dia 9, a partir das 18 horas, no Sismuc.
A luta dos trabalhadores pela implantação de 50% de gratificação vinha sendo pautado há algum tempo nas reuniões de negociação entre o Sismuc e a prefeitura. O benefício viria como forma de reconhecimento pelo trabalho dos auxiliares que atuam nas escolas especiais, onde há maior desgaste físico e mental. A concessão havia sido prometida pela prefeitura e seria cobrada em um ato pela valorização salarial dos trabalhadores da educação marcado para o próximo dia 18. Com os novos acontecimentos, a mobilização pode ganhar outra cara, considerando o conteúdo do decreto.