O 9º Congresso do Sismuc iniciou hoje, à noite, no ginásio da Associação Banestado, em Praia de Leste. Duas mesas de com personalidades e representantes de entidades e movimentos sociais participaram dos trabalhos.
Na primeira, participaram Regina Cruz, presidente da CUT Paraná, Ana Denise Ribas, diretora do Sismmac, Luiz Souza, diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná, Cibele Cristina Campos, diretora da Fessmuc, Gustavo Erwin, representante da CMS, Marilei Fernandes, presidente da APP-Sindicato e Marcela Alves Bomfim, presidente do Sismuc.
Na segunda mesa participaram Tadeu Veneri, Dr Rosinha, professora Josete e o diretor da CUT Nacional Dary Beck Filho. Eles realizaram uma análise da conjuntura internacional, nacional, estadual e municipal, apontando as consequências negativas para os trabalhadores da política neoliberal. Críticas ao ex-prefeito de Curitiba Beto Richa e aos governos que aplicam políticas de redução de gastos em políticas públicas e precarização das condições de trabalho dos servidores.
Uma das palestras, a de Dary Beck, relembrou a crise do capitalismo que explodiu em 2009 e que repercutiu em vários países ricos. Segundo ele, o governo Lula poderia ser um ponto importante de apoio para uma saída mais à esquerda. “No entanto, se compararmos o governo Lula com o governo FHC, podemos notar uma grande diferença. Os indicadores sociais do governo lula são melhores. Isso precisa ser pensado quando se debate que tipo de sociedade nós queremos”, diz.
Programação neste sábado
Amanhã pela manhã os trabalhos do congresso terão continuidade. A primeira tarefa dos delegados é a leitura e aprovação do regimento interno do congresso. Ainda pela manhã eles participam da apresentação da tese guia e iniciam os debates em grupos de trabalho para debate do documento.