Censura à imprensa sindical na prefeitura de Curitiba

Na tentativa de evitar que os servidores tivessem acesso a todas as informações da reunião do conselho de administração do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), realizada hoje (23), a maioria dos membros impediu que a imprensa do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) fizesse seu trabalho. O presidente do ICS José Lupion Neto, indicado pelo ex-prefeito Beto Richa (PSDB), afirmou que gostaria de expor algumas questões relativas a problemas de ordem financeira apontadas pela Agência Nacional de Saúde (ANS), mas não gostaria de fazer isso com a presença do jornalista do Sismuc. A presidente do conselho de administração Ana Luiza Schneider, nomeada pelo atual prefeito Luciano Ducci (PSB), acatou o pedido e solicitou que o jornalista se retirasse da sala.

“Isso é o sinal de que há problemas sérios no ICS que a administração municipal não quer que se tornem públicos. Cercear o direito de imprensa é dificultar o acesso dos servidores à informação, os principais interessados no instituto. Isto não pode ser admitido em nenhum caso ou nenhuma reunião entre representantes da prefeitura e dos servidores, porque o que está em jogo é o interesse da categoria”, afirma Alessandra Claudia de Oliveira, secretária de imprensa e comunicação do Sismuc.
O problema veio à tona esta semana, com informações divulgadas pela imprensa e no site da ANS. A crise se deve a problemas no gerenciamento do instituto financiado com dinheiro dos servidores municipais. Por meio da resolução operacional 850, a agência determinou o acompanhamento do ICS a partir de uma direção fiscal devido “anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade do atendimento à saúde”.
Matérias relacionadas: