Faculdade do Dieese é liberada pelo MEC

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) conseguiu a liberação do Ministério da Educação (MEC) para abrir uma escola de Ensino Superior. O Governo Federal assinou a concessão por 10 anos de um prédio pertencente à União, no centro de São Paulo, que funcionará como sede da Escola Dieese de Ciências do Trabalho. Segundo a entidade, a escola proverá cursos de graduação e pós-graduação, além de disciplinas de especialização para dirigentes sindicais.  

De acordo com o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lucio, haverá um curso de graduação de três anos em ciência do trabalho. Além disso, ele fala em pós-graduação e também em um programa especial para dirigentes sindicais. "Queremos que jornalistas, economistas, advogados e juristas se especializem na questão do trabalho", diz Lucio. Para ele, é inacreditável que um estudante de ensino superior seja formado em economia e passe quatro anos na faculdade sem ter contato com questões do trabalho.
 
Há a intenção também de fazer com que as disciplinas oferecidas pela Escola do Dieese possam ser cursadas como optativas por estudantes de outras universidades. O Dieese já assinou convênio com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), para intercâmbio de pesquisas e trabalhos.
 
Fonte: TIE-Brasil