Categoria sai mais preparada para debate do PCCS-SUS após seminário

Assembleia marcada para 4 de agosto avalia negociações com PMC e delibera encaminhamentos

O Sismuc promoveu no último dia 26 o seminário Construção do PCCS-SUS: Venha construir seu futuro. Vários servidores da saúde participaram deste que pode ser considerado o marco inicial para a consolidação de uma proposta de plano de cargos, carreiras e salários da categoria. Quatro itens deliberados ao final do evento merecem destaque: a defesa da jornada de 30 horas; eleição direta para chefias; incorporação das remunerações variáveis e crescimento sem concorrência. Estas questões serão apresentadas na próxima reunião de negociação do plano, prevista para dia 1º de julho, entre representantes dos servidores e da prefeitura.
Na avaliação de Daniel Mittelbach, secretário geral do Sismuc, o evento foi importante para aprofundar o debate e preparar a categoria para a construção do plano. “O mais importante nesse momento é que esse debate chegue a toda a categoria. A categoria saiu fortalecida do seminário, saímos mais esclarecidos. Agora é continuar levando esse debate para todos os locais de trabalho para na assembleia já termos um esboço escrita em forma de projeto de lei”, diz. Uma das orientações nesse sentido, é para que o PCCS-SUS faça parte da pauta das reuniões das equipes nos locais de trabalho.
Uma assembleia dos servidores da saúde, marcada para 4 de agosto, promete ser um divisor de águas nas decisões dos trabalhadores. Além de avaliar as respostas da administração quanto aos encaminhamentos sobre o plano, a categoria também deve aprovar um pré-projeto a ser apresentado. Questões como a unificação das tabelas para garantir o crescimento contínuo e desatrelado da receita do município e aumento do piso salarial devem estar entre as questões a serem avaliadas.
Os detalhes do plano e sistematização das propostas por parte dos trabalhadores serão realizados durante as reuniões do coletivo da saúde, agendadas para ocorrer quinzenalmente. A próxima ocorre no dia 5 de julho, 19 horas, no Sismuc.
Além dos encaminhamentos, no seminário de sábado, também foram realizadas duas palestras. A primeira foi proferida pela servidora da saúde do estado Ana Lucia Canetti, que relatou a experiência dos servidores estaduais na construção do plano próprio e que deve ser formalizado no dia 3 de julho. À tarde quem falou aos presentes foi o advogado e assessor jurídico do Sismuc Ludimar Rafanhim, que apresentou os limites legais para a construção do plano.