Negociação realizada ontem (22) para debate da pauta geral de reivindicações foi marcada, mais uma vez pelas negativas da prefeitura. Foram debatidos os pontos 40 a 45. Uma das questões que chama a atenção refere-se ao item 42, que traz a necessidade de realização de concursos públicos para contratação de servidores em substituição aos que estão em LTS prolongada.
Esse problema tem sido apontado por vários servidores em diferentes locais de trabalho. Com a quantidade abaixo das necessidades para atendimento adequado da população, muitos são expostos à intensificação do trabalho. O resultado é o aumento de afastamentos por problemas de saúde. Aqueles que permanecem trabalhando acabam acumulando ainda mais a demanda de trabalho, criando, assim um círculo vicioso de afastamentos.
A resposta a questões como essas não propõe a resolução definitiva do problema, mas são medidas paliativas. De acordo com os representantes da administração, o quadro de pessoal já está dimensionado prevendo os afastamentos e, portanto, não fará novas contratações, cabendo às unidades remanejarem servidores.
O único compromisso assumido pela secretaria de saúde é quanto à concessão das licenças-prêmio tendo em vista as escalas de férias e de trabalho de cada local.
A próxima reunião ocorre no dia 25, quando serão debatidas as cláusulas econômicas, na secretaria de administração.
Confira aqui a pauta de reivindicações