A Federação dos Sindicatos de Servidores Municipais do Paraná (Fessmuc) garantiu, hoje (26), o reconhecimento para ocupar uma cadeira no Conselho Estadual de Saúde (CES). A aprovação ocorreu por unanimidade dos membros comissão do processo eleitoral, da comissão de organização da Conferência Estadual de Saúde e dos 24 conselheiros presentes, na reunião de posse dos conselheiros. O nome que assumiu o cargo é o da secretária de assuntos jurídicos do Sismuc Irene Rodrigues, que representa todos os servidores municipais do estado no conselho.
Na 9ª Conferência Estadual de Saúde, realizada em dezembro do ano passado, em Curitiba, foi criada uma comissão para debater o tema da saúde mental. Essa comissão é formada por representantes de usuários (50%), representantes de trabalhadores (25%), gestores e prestadores de serviços (25%). É um espaço de debate entre todos os segmentos da sociedade representada através de entidades, com a finalidade de avaliar a situação de saúde do estado, fixar diretrizes da política de saúde, definir propostas para melhorar a qualidade dos serviços.
A Federação, que há dois anos representa os servidores teria direito a uma vaga no conselho, porém foi questionada na sua legitimidade pela Assef e Fesmepar que nem aptas a concorrer a vaga estavam. Estas entidades se sentiram prejudicadas e afirmaram que irão entrar na justiça. Para Irene Rodrigues isso não passa de uma briga política que nada tem a ver com a saúde do trabalhador e que a legitimidade da federação foi garantida no conselho.