19/10/2009 – 11:50
Um ato organizado pelo Sismuc reuniu cerca de 30 guardas municipais no último sábado, na Boca Maldita. O protesto foi realizado para exigir melhores condições de trabalho, respeito e valorização profissional. Diante das três mortes de colegas, assassinados nos últimos quatro meses, por motivos relacionados ao trabalho, a categoria tem vivido uma situação de pânico.
Durante o ato, os guardas e os diretores do sindicato distribuíram uma carta à população e recolheram assinaturas para um abaixo-assinado. Eles também realizaram reunião para encaminhar novas atividades visando pressionar a prefeitura e a chefia da secretaria de defesa social para uma negociação. O objetivo é garantir acordo para abertura de concurso público, visando aumento do efetivo, reposição de perdas salariais e incorporação das remunerações variáveis, auxílio-alimentação para todos, oferecimento de treinamentos e capacitação constante e investimentos em equipamentos e mobiliário adequado para o exercício das funções.
Novas atividades estão previstas para os próximos dias. As datas, no entanto, ainda serão discutidas em novas reuniões com os guardas municipais.