14/09/2009 – 13:25
A juventude paranaense deu mais um passo importante para a criação do Conselho Estadual de Juventude no estado. Na 18.ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), realizada entre os dias 10 e 11, em um hotel, no centro de Curitiba, propôs-se uma série de atividades visando a criação do órgão, no Paraná. Dentre os participantes estavam o secretário de juventude da CUT-PR e diretor do Sismuc Patrick Baptista e o secretário geral do Sismuc Daniel Mittelbach. Além deles, também estavam presentes representantes de sindicatos, de entidades estudantis, de ong´s e demais movimentos sociais.
Essa é a primeira vez que a direção do Conjuve se reúne fora de Brasília e a intenção, segundo o presidente do conselho Davi Barros, é justamente impulsionar a criação dos conselhos estaduais, que hoje somam nove. A constituição do conselho paranaense já conta inclusive, com apoio do governo do estado, que participou da abertura, por meio da secretária estadual da Criança e Juventude Thelma Alves de Oliveira.
As primeiras iniciativas tornaram-se públicas com a realização da 1º Conferência Estadual de Políticas Públicas para Juventude, realizada em Faxinal do Céu, em março de 2008. O resultado é a constituição de uma comissão pró-conselho estadual de juventude do Paraná, formada por representantes de várias entidades.
No próximo dia 24 as lideranças da juventude do Paraná se reúnem para debater os encaminhamentos rumo à criação do conselho no estado. Dentre as medidas a serem encaminhadas estão a elaboração da proposta de projeto de lei a ser apresentado ao poder executivo, responsável por encaminhar o projeto a ser votado pela Assembleia Legislativa.
Outro ponto de pauta discutido durante a reunião são as regras para eleição dos representantes do Conjuve do próximo biênio. O mandato termina no final desse ano e uma assembleia nacional das entidades deve ser o provável método para a escolha da próxima diretoria.
O que é o Conjuve
O Conselho Nacional de Juventude, criado em 2005, conta com 20 representantes indicados pelo governo e 40 pela sociedade civil. A direção atual foi eleita na 1º Conferência Nacional da Juventude, realizada em 2007. Dentre as principais funções do Conjuve estão a elaboração de propostas e fiscalização das políticas públicas aplicadas pelos governos no que diz respeito à juventude. Entre os programas acompanhados de perto pelo conselho está o Projovem, um pacote de ações do governo federal que visa, dentre outras coisas, garantir oportunidade de ensino e profissionalização para jovens de baixa renda.
Imprensa Sismuc