20/07/2009 – 12:20
A Secretaria de Saúde voltou atrás e reconheceu os equívocos cometidos nos processos de avaliação dos servidores dos cmun´s, divulgados em junho. Em reunião realizada na última sexta-feira (18), a secretária em exercício Eliane Regina da Veiga Chomatas garantiu aos diretores do Sismuc que um novo processo será organizado para todos aqueles que obtiveram nota inferior a 70 pontos. O acordo prevê a constituição de fato da comissão de avaliação, como determina o decreto 744/2007, sendo que das três vagas, uma será destinada ao Sismuc. Além das notas baixas, a secretaria também desistiu de retirar um grupo de 17 servidores do Sistema de Urgência e Emergência de Curitiba (SUEC).
Todo o processo foi questionado pela diretoria do Sismuc, assim que obtiveram conhecimento dos fatos, denunciados pela categoria. No dia em que as transferências seriam consolidadas, diretores do Sismuc compareceram à reunião e questionaram representantes da secretaria sobre os métodos e critérios adotados para as avaliações. Um recurso coletivo e vários individuais foram protocolados ao então secretário Luciano Ducci, questionando o descumprimento de critérios estabelecidos pelo decreto 744, como a ausência de comissão avaliadora, casos em que a enfermeira supervisora não participou do processo e notas muito diferentes das últimas avaliações, mesmo sem nenhuma reclamação da comunidade. Também foi questionado pelo Sismuc o fato de que as notas mais baixas foram dadas nos cmun´s onde houve maior participação de servidores na greve de abril. Dessa forma, o rebaixamento das notas caracterizaria uma forma de punição aos servidores e prática de assédio moral.
Para a presidente do Sismuc Irene Rodrigue, a participação dos trabalhos foi fundamental para fazer a secretaria rever a posição. “Não fosse o clamor geral, não teríamos conseguido”, destaca.
O representante do Sismuc será indicado após reunião de direção. A comissão deve ser constituída em breve, com a publicação de uma portaria da Secretaria de Saúde e o prazo para conclusão dos trabalhos será de 60 dias após a publicação deste documento.
Imprensa Sismuc
Matéria relacionada: