01/06/2009 – 10:30
A primeira Conferência Municipal de Segurança Pública, realizada nos dias 29 e 30 de maio, no parque Barigüi, debateu questões de interesse da sociedade. Cerca de 300 pessoas, entre representantes dos trabalhadores, membros da sociedade civil e de gestores de segurança discutiram mecanismos relacionados à segurança em Curitiba e alternativas aos problemas da criminalidade.
Um dos três delegados eleitos, que irão representar a cidade na Conferência Nacional, agendada para os dias 27 a 30 de agosto, em Brasília, é a diretora do Sismuc Vera Lucia Armstrong, com amplo apoio dos guardas municipais. Além dela, também participou a presidente do Sismuc Irene Rodrigues e os guardas municipais Fernando Melo, Dori Edson Maciel, Diogo Monteiro e Marcelo Pieruchi.
Diferente dos argumentos que visam simplesmente a repressão ao crime, o debate apresentado por eles seguiu na linha da integração. “Não significa uma integração apenas entre as polícias, ainda que isso seja importante, mas, principalmente, a troca entre a sociedade e as instituições. O povo tem que participar das políticas de segurança. Dessa forma se exercita a cidadania”, defende Vera. A prevenção, portanto, partindo de investimentos em políticas públicas, deveriam estar a frente das atitudes repressivas.
Imprensa Sismuc