26/05/2009 – 12:07
Uma pesquisa divulgada pela prefeitura, ontem a tarde, aponta que 66,74% dos curitibanos confiam na prefeitura de Curitiba. Segundo os dados da consulta realizada pela Paraná Pesquisa, os serviços públicos municipais estariam mais bem avaliados que outras instituições, entre elas a igreja católica, a polícia federal e o ministério público.
A notícia não explica a metodologia da pesquisa adotada e nem o Sismuc teve acesso a como ela foi realizada. Dados como quantidade de entrevistados, tipos de perguntas, entre outras questões não estão especificadas.
De qualquer forma, a presidente do Sismuc Irene Rodrigues vê os dados divulgados como um sinal, ainda que pouco claro, do respeito que os servidores adquiriram na prestação de serviços à população curitibana. “Quando o cidadão procura atendimento, é com o educador, com o enfermeiro, com o médico, o guarda municipal, o administrativo, enfim, é com o servidor que ele se relaciona. Portanto, não podemos deixar de considerar que essa é uma forma de reconhecimento do esforço desses trabalhadores. Por outro lado, não é o mesmo tratamento que temos do atual prefeito, que nega a recuperação das perdas salariais e corta salários da categoria, tentando punir os que reivindicam melhores condições de trabalho”, afirma.
Uma das maiores reclamações dos servidores têm sido a sobrecarga de trabalho, resultante do aumento da demanda. Uma das reivindicações da categoria é a realização de concursos públicos para “desafogar” o aumento de serviços solicitados pela população. O cumprimento de metas impostas pelas chefias, mesmo sem uma quantidade mínima adequada para o atendimento. O resultado dessa cobrança excessiva vem sendo o crescimento de doenças ocupacionais entre elas os transtornos mentais e problemas osteomusculares, responsáveis por 37% do absenteísmo no ano passado, segundo dados da Secretaria de Saúde.
Imprensa Sismuc