27/04/2009 – 12:05
Em reunião realizada hoje (27), para discussão das pautas específicas da campanha salarial, dessa vez com a Guarda Municipal, representantes dos servidores discutiram três pontos principais. O secretário de defesa social Itamar dos Santos ouviu a reivindicação dos trabalhadores pela equiparação salarial dos guardas ao demais servidores com cargos de nível médio. Como comparação apontou-se que o salário inicial de um guarda de R$ 710,35, um dos menores do serviço municipal, está bem distante do salário inicial dos educadores, de R$ 1.095,62, sendo que ambos tem a mesma escolaridade. Porém, a resposta esperada não foi dada. O único compromisso assumido pelo secretário é um estudo para verificar a viabilidade do reajuste dos salários, o qual será acompanhado pelo Sismuc.
Uma das alternativas apontadas pela comissão de negociação dos servidores é utilizar o recurso que hoje vem sendo gasto com horas extras e gratificações para o aumento dos salários. A fixação da jornada contribuiria também para a melhoria da qualidade de vida desses profissionais.
Uma dos avanços conquistados foi o acordo para elaboração de uma lei do regramento do plano de carreira e para definição das atribuições específicas dos guardas municipais. A construção desse documento será realizada por meio de uma comissão composta por cinco representantes dos servidores e cinco da prefeitura. A primeira reunião será realizada na primeira semana de junho, após a Conferência Municipal de Segurança.
A respeito da alimentação, uma análise das condições para refeição dos guardas será realizada pela própria secretaria e o sindicato também indicará locais onde haja problema.
Imprensa Sismuc