A reunião de negociação da campanha salarial realizada ontem (26) trouxe como pontos de pauta o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) e o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC). No entanto, devido à complexidade dos assuntos e dos problemas, o tema ICS acabou sendo adiado para uma reunião extra, a ocorrer no dia 7 de abril.
No último encontro, repetiu-se o que já vem ocorrendo nas outras reuniões de negociação: nenhuma das reivindicações dos trabalhadores foram atendidas. Na pauta a ser discutida no dia de ontem os representantes da Prefeitura reafirmaram que não estão dispostos a aprovar a ampliação de vagas no IPMC a serem preenchidas por servidores de carreira.
O seminário sobre gestão da previdência, que já havia sido aprovado na negociação de 2007, foi uma das questões que frustrou significativamente a comissão de negociação dos servidores. Os representantes da Prefeitura afirmaram que o seminário está fora de cogitação para a atual administração. A posição representa não apenas o descumprimento do que havia sido acordado, mas, na análise dos diretores do Sismuc, significa o cerceamento do direito à informação e à possibilidade de participação dos servidores no seu fundo previdenciário.
A próxima reunião de negociação ocorre no dia 31, às 15 horas, na SMOP, onde serão discutidas questões referentes à saúde do trabalhador, e será marcada pela paralisação dos servidores, programada para o mesmo dia.
Imprensa Sismuc