SISMUC participa da comemoração dos 26 anos do Assentamento Contestado, localizado na Lapa

No último domingo (16), o SISMUC marcou presença na celebração dos 26 anos do Assentamento Contestado, localizado na Lapa, região metropolitana de Curitiba. A festa, que iniciou às 9 horas, contou com uma programação diversificada, incluindo cerimonia política, atrativos culturais, feiras de alimentos orgânicos e agroecológicos e um almoço comunitário, destacando o trabalho coletivo e a resistência de uma comunidade que tem se fortalecido ao longo dos anos.

Ao celebrar as vitórias do Assentamento Contestado, o SISMUC reafirma seu compromisso com a luta pela justiça social e pelo fortalecimento das políticas públicas que garantem direitos essenciais, como acesso à alimentação saudável, educação e saúde de qualidade. A presença do Sindicato no evento reforça seu apoio contínuo aos movimentos sociais populares e à transformação das realidades no campo e nas cidades.

Conheça
O Assentamento, fundado em 1999, é uma conquista do MST que ocupou a área onde não havia nenhum tipo de produção para implantar um projeto de vida coletivo e sustentável. Ao longo dos anos, a comunidade tem se destacado pela produção agroecológica, com a Cooperativa Terra Livre sendo uma das principais responsáveis pela comercialização de alimentos orgânicos. Atualmente, a entidade entrega mais de 700 toneladas de alimentos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Estadual e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que beneficia diversas organizações, colégios estaduais e escolas municipais, inclusive em Curitiba. A variedade de alimentos comercializados é impressionante, com 70 itens, incluindo hortaliças, legumes, grãos,geleias e doces, todos de origem agroecológica. 

Outro destaque do Assentamento é a Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), que oferece cursos técnicos e de graduação voltados para a classe trabalhadora e movimentos sociais. A escola é um pilar fundamental na formação de jovens e adultos, proporcionando uma educação alinhada com as necessidades do campo e fortalecendo a agricultura familiar e o movimento agroecológico.

O Assentamento também conta com a Unidade Básica de Saúde e seu horto medicinal, que oferece cuidados de saúde aos moradores e exemplifica o compromisso com o bem-estar da comunidade. A atuação integrada nas áreas de educação, saúde e produção sustentável tem tornado a área de reforma agrária uma referência positiva para outros assentamentos e comunidades rurais do Brasil.

Fotos: Ana Clara Lazzarin