SISMUC marca presença na 13ª Conferência Interamericana da ISP; evento debateu o fortalecimento dos sindicatos

Conferência teve como tema “O povo acima do lucro, com paz, democracia e justiça social”

 

Aproximadamente 600 sindicalistas de toda a América Latina se reuniram na semana passada em Bogotá, na Colômbia, para a 13ª Conferência Regional Interamericana (IAMRECON) da Internacional de Serviços Públicos (ISP). O SISMUC esteve presente no evento que debateu o futuro do serviço público, além de outros temas essenciais para o movimento sindical, como direitos trabalhistas, precarização e impacto das novas tecnologias.

A ida do SISMUC à Conferência representa a união dos trabalhadores e trabalhadoras latinoamericanos na defesa dos seus direitos, além da discussão em conjunto das crises políticas e econômicas que afetam os países dessa região. 

Lá, participamos do comitê SUBRAC Brasil, órgão consultivo da ISP, onde discutimos o serviço público com lideranças de vários estados; do comitê de mulheres; de municipais; e de LGBT em que debatemos e planejamos políticas públicas e de enfrentamento às dificuldades que a população LBGT sofre no mundo do trabalho. No comitê de educação, em nome da Confetam e dos servidores municipais de Curitiba, levamos a importância de se debater a educação básica, pois, atualmente, a ISP discute apenas a política educacional das universidades. Saímos com o compromisso de formarmos um grupo técnico para dar continuidade nesta questão de maneira global.

“Foram dias muito produtivos, dias de muito aprendizado. Nós falamos sobre mulheres, sobre o serviço público das mulheres e da população LGBT, da saúde, do clima, da justiça social e fiscal. Foram debates muito amplos, muito ricos e saímos com um grande aprendizado para que possamos levar isso que nós aprendemos para os nossos municipais em Curitiba”, comunica Lóide Ostrufka, dirigente do SISMUC. 

Niuceia Oliveira, servidora aposentada e conselheira fiscal do SISMUC, também compareceu ao evento, contribuindo ativamente nas discussões. “Nós ouvimos aqui as questões a nível mundial e não está fácil para ninguém, mas acho que hoje a mensagem é a importância de nos unirmos para não enfrentarmos sozinhos isso que está vindo.” Niuceia também faz um pedido para que a juventude venha participar do movimento sindical, “a precisa dos jovens para a gente não acabar, para a gente se fortalecer e passar o bastão”, completa. 

Confira mais detalhes da programação do evento no site da ISP, clique aqui.

SISMUC presente na direção da CONTRAM

Durante a IAMRECON, ocorreu a assembleia da Confederação Nacional dos Trabalhadores Municipais das Américas (CONTRAM), que reúne trabalhadores municipais de diversos países das Américas, com a renovação das lideranças que irão compor a direção 2024-2029 da entidade. Além do SISMUC, que terá Loide Ostrufka na direção, os representantes municipais Jucélia Batista, Silvana Piroli, Ozaneide de Paulo, Francisco de Assis e Eunice Lopes assumiram cargos na nova gestão.

Congresso Mundial

O SISMUC também esteve em 2023 no 31º Congresso Mundial da Internacional do Serviço Público (ISP), em Genebra, na Suíça. Lá a ISP entrou em uma nova fase política e organizacional, reforçando sua atuação nos espaços internacionais e junto aos governos nacionais, buscando expandir a influência do movimento sindical na formulação de políticas públicas. A participação do SISMUC nestes espaços de construção, reflete nosso comprometimento com a luta por um serviço público de qualidade, fortalecendo as estratégias sindicais. 

 

9 de dezembro – Dia da/o Fonoaudióloga/o

Hoje, 9 de dezembro, celebramos o Dia da Fonoaudióloga e do Fonoaudiólogo, uma data que destaca a importância desses profissionais na promoção da saúde e na garantia de qualidade de vida para tantas pessoas. Paula Campos, servidora pública e fonoaudióloga

Leia mais »