9 de agosto – Dia Internacional dos Povos Indigenas

Hoje celebramos a riqueza cultural e a diversidade dos povos originários do Brasil. No entanto, esta data também nos lembra dos desafios que essas comunidades enfrentam para garantir seus direitos e serem plenamente incluídas na sociedade. A população indígena no Brasil soma cerca de 1,7 milhão de pessoas, e ela tem enfrentado a histórica tentativa de marginalização e exclusão da cidadania, com acesso limitado a serviços públicos básicos e direitos fundamentais.
Um exemplo recente dessa luta é a tese que perdura até os dias de hoje sobre o Marco Temporal, uma medida que, se aprovada, pode limitar os direitos dos povos indígenas às suas terras, considerando apenas aquelas que estavam sob sua posse ou disputa na data da promulgação da Constituição de 1988. Isso ignora a história de violência, genocídio e o deslocamento forçado que muitos desses povos sofreram ao longo dos séculos.
A inclusão dos povos indígenas na sociedade é uma questão de justiça e reconhecimento de seus direitos. É fundamental que o Brasil avance em políticas públicas que assegurem o acesso dessas comunidades à saúde, educação, segurança e a todas as esferas da vida social, respeitando sua cultura e identidade. Reforçamos nosso compromisso com a luta dos povos indígenas por um Brasil mais justo e inclusivo, onde seus direitos sejam respeitados e suas vozes, ouvidas.