SISMUC participa do Youth20 2024 e contribui na construção de propostas da juventude para o G20

O SISMUC, representado por Camile Cristina, coordenadora da pasta de Juventude, marcou presença no Encontro Estadual do Youth20 2024, cujo tema é “Inovação e o Futuro do Mundo do Trabalho”. O evento, que começou ontem (8/7) e segue até hoje (9), em Curitiba, é organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e pela Coordenação da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Juventude. O objetivo é debater, construir e negociar propostas das juventudes para a Cúpula de Líderes do G20. Essas propostas serão apresentadas no Encontro Nacional, agendado para dezembro no Rio de Janeiro.

A participação do SISMUC no evento reflete o compromisso do Sindicato em promover e defender os interesses das juventudes, especialmente aquelas que atuam no serviço público de Curitiba. Para Camile Cristina, essa contribuição nas discussões é primordial para que as vozes dos jovens sejam ouvidas e suas necessidades e aspirações consideradas, inclusive no âmbito da educação. “Nosso desafio não começa no mercado de trabalho, mas durante toda a nossa trajetória educacional. Educação emancipatória, laica e de qualidade é o que nos preparará para os próximos desafios impostos pela atual sociedade”, afirma Camile Cristina.

Durante os dois dias do Youth20, foram e serão debatidos cinco temas centrais que servirão de base para as propostas a serem apresentadas no G20. São eles:

  1. Juventude, inovação e plataformização do mundo do trabalho.
  2. Juventude, inovação, sustentabilidade e empregos verdes.
  3. Juventude, qualidade de vida e saúde no futuro do trabalho.
  4. Juventude, ciência, tecnologia e inovação no futuro do trabalho.
  5. Juventude, inovação e cultura no futuro do trabalho.

Saiba mais

O Youth20, grupo oficial de engajamento das juventudes no G20, foi liderado pelo Brasil pela primeira vez este ano. Anteriormente conhecido como grupo de G7 ou G8, os eventos juvenis eram chamados de Y7 ou Y8, como na Rússia em 2006. A primeira cúpula do Y20 foi realizada no Canadá, em 2010, e desde então, a iniciativa tem como alvo jovens de 18 a 30 anos.

O Encontro Estadual do Youth20 2024 é um espaço essencial para a formulação de estratégias que influenciarão diretamente as políticas globais discutidas no G20, assegurando que as perspectivas das juventudes sejam integradas nas decisões que moldarão o futuro do trabalho e da inovação.