Hoje, no Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, gostaríamos de reforçar a importância da luta contínua contra o racismo em nossa sociedade. Nesta data, relembramos a publicação da Lei Afonso Arinos (Lei nº 1.390/1951), o primeiro dispositivo legal no Brasil contra o preconceito racial. Embora considerada insuficiente, na medida em que tratou o racismo e a discriminação como mera contravenção penal, a lei representa um marco na história do nosso país e é um lembrete: essa luta é de todas e todos nós.
Como sindicato, nosso papel é reforçar também que o racismo não tem lugar na nossa sociedade e, especialmente, em nossos locais de trabalho. Nós desempenhamos um papel crucial na garantia da igualdade de direitos para todos e é dever de todos os servidores fomentar um serviço público que reflita esses valores, promovendo uma cidade igualitária que atenda a todas as pessoas sem distinção de cor, gênero e raça.
Nosso sindicato está aberto ao diálogo e nossa pasta de Igualdade Racial e Combate ao Racismo está à disposição para oferecer apoio e formação aos servidores interessados em se unir a essa luta. Juntas e juntos, poderemos alcançar uma Curitiba verdadeiramente antirracista, que respeita verdadeiramente todas e todos.