Conquista da luta dos/das trabalhadores/as petroleiros/as: Reabertura da fábrica da Fafen é confirmada

Há pouco mais de um mês, o SISMUC divulgou a  manifestação de milhares de trabalhadores, organizados pela Sindiquímica-PR, pelo Sindipetro-PR e SC e oSindimont-PR que pedia a reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), subsidiária da Petrobrás, em Araucária, região metropolitana de Curitiba. Na noite de ontem (17), a Diretoria Executiva da Petrobrás confirmou a boa notícia e os trabalhos na Fábrica serão retomados.

A notícia é uma conquista fruto da mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras, dos sindicatos e lideranças sociais que se uniram em prol da luta. Isso representa a geração de emprego para milhares de pessoas, até mesmo para antigos funcionários, uma vez que a Petrobrás comunicou que foi aprovada a negociação dos termos de contratação com ex-empregados junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), além do início dos trâmites para contratação de serviços de manutenção e materiais críticos relativos à retomada da planta industrial. 

A Federação Única dos Petroleiros (FUP), manifestou que “o anúncio da reabertura da representa uma vitória da luta dos petroleiros e petroquímicos que jamais aceitaram o fechamento de uma fábrica tão importante para a soberania nacional no setor de fertilizantes e, por consequência, de alimentos. Ao longo desses últimos quatro anos, todas as ações possíveis, tanto políticas, quanto de mobilização, foram realizadas na campanha em defesa da Fafen-PR.”

15 de maio – Dia do/da Assistente Social

No Dia do Assistente Social, reconhecemos o papel crucial desses profissionais na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Seu trabalho é fundamental para garantir que todos tenham acesso aos seus direitos básicos e vivam com dignidade. Vamos valorizar

Leia mais »