Evento, que acontecerá no dia 1 de março, também celebrará 84 anos da UPE
O SISMUC celebra o convite especial recebido da União Paranaense dos Estudantes para a posse da sua nova gestão para o biênio. A ocasião, marcada para o dia 1º de março, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP/PR), também será de celebração dos 84 anos de vida da UPE.
A coordenadora do SISMUC, Juliana Mildemberg, destaca a relevância do convite, enfatizando que ele vai além do reconhecimento do Sindicato. “Ficamos muito lisonjeados e felizes com este convite. Ele representa não apenas um reconhecimento do valor que o SISMUC tem em relação à pauta da educação, mas também uma oportunidade para fortalecer os laços que unem as missões comuns das nossas entidades. Além disso, é muito significativo por fortalecer o comprometimento conjunto com a educação pública e de qualidade.”
Ao realizar o convite para o SISMUC, João Scandolara e Camilli Miranda, integrantes da União Paranaense dos Estudantes, destacaram a união entre entidades e movimentos como estratégia para fortalecer as lutas dos trabalhadores. “A gente entende a importância de trazer esse convite para o Sindicato porque sabemos que, nesse último período, o que conseguiu trazer esses novos ares de governo progressista aqui no Brasil foi essa unificação com o movimento social. Então, entendemos que, agora, com o ano de eleições, a gente tem que estar junto nessa luta, também em defesa da educação e de todas as políticas públicas para a juventude e para o povo brasileiro.”
Juventude na linha de frente
As entidades sindicais, estudantis e movimentos sociais, em sua incansável luta por direitos e melhorias, testemunham um protagonismo cada vez mais evidente dos jovens. Isso se reflete não apenas nas lutas, mas também na composição das coordenações, como podemos observar no SISMUC, atualmente sob a coordenação de Juliana Mildemberg, e, inclusive, na própria União Paranaense dos Estudantes (UPE).
Juliana Mildemberg, coordenadora do SISMUC, destaca a importância do protagonismo da juventude e o papel crucial dos jovens na luta por direitos. “A força da renovação está na juventude, que assume a linha de frente nas lutas das entidades. É gratificante ver como a composição da coordenação do SISMUC reflete esse comprometimento, assim como na UPE, que tem em sua essência a jovialidade.”
Segundo Scandolara, eleito o novo presidente da União Paranaense dos Estudantes com 98% dos votos, durante o 47º Congresso da UPE, essa renovação, com mais jovens, fortalece as entidades e as lutas. “Entendemos que o movimento estudantil é a porta de entrada para muitos militantes, muitas pessoas que se formam, vão se formar como quadros políticos. Então é muito importante quando essa juventude que já sai tendo conhecimento, já entra para o mundo do trabalho, entra para o mundo profissional, conhecendo quem defende os seus direitos, quem articula, quem luta e pressiona as prefeituras, os seus empregadores para trazer melhorias, trazer melhores condições de trabalho, de renda, de informação.”