Durante os dias 27 e 28 de novembro, ocorreu em Curitiba a etapa estadual da Conferência Nacional Extraordinária da Educação (Conaee). Na ocasião, que contou com a presença de aproximadamente 600 pessoas de diversas entidades, trabalhadores da educação e responsáveis por crianças, adolescentes e jovens de todo o Paraná, o SISMUC marcou presença com oito delegadas que atuam na educação infantil e dentro das escolas de Curitiba, fortalecendo o debate em prol da construção do Plano Nacional da Educação (PNE), decênio 2024-2034.
A participação dos servidores da educação infantil e trabalhadores de escola de Curitiba, organizados no SISMUC, na etapa estadual não difere da etapa municipal, já que naquele espaço, realizado nos dias 13 e 14 de novembro, também contou com a participação qualificada de 20 trabalhadores e trabalhadoras. “Exaltamos a ampla participação dos servidores e servidoras durante todas as etapas das Conferências. As experiências, saberes e práticas destes profissionais, qualifica o debate em torno da construção do PNE e retoma a participação democrática da sociedade nesta discussão”, destaca a direção do SISMUC.
Segundo a servidora, Rosimeire Aparecida Barbieri, que atua como trabalhadora de escola e participou como delegada do SISMUC na Conferência, a participação de diferentes categorias na Conaee é fundamental para mostrar que a educação é construída por diversos profissionais. “Contribuímos na construção de um Plano para os próximos 10 anos, enquanto trabalhadores de escola ainda mais, pois nos posicionemos no sentido de mostrar que a escola não se faz só pela docência, mas também por muitos outros servidores, tudo é uma engrenagem. Estávamos lá para dizer que existimos e também, para fazer construir este novo PNE. Realmente a Conferência foi muito importante, bem produtiva e necessária.”
A trabalhadora de escola, Silvana Tortora, delegada no SISMUC também reforçou a importância da ampla participação na Conaee. “Todas as funções e profissões dentro da escola são importantes e necessárias. Então, estar na Conaee, contribuindo nesta construção, para mim foi muito importante, pois dá visibilidade a estes profissionais e, assim, podemos incluir as demandas deles e da escola nesse novo PNE.”
Durante a mesa de abertura, Juliana Mildemberg, coordenadora do SISMUC, destacou a ampla participação da sociedade brasileira, garantindo a retomada do processo democrático e da representatividade. “É muita alegria ver os movimentos sociais, entidades e profissionais presentes nesta Conferência. Pois, nós sabemos que desde 2016 vimos nossos direitos serem violados, e tê-los aqui, com essa representatividade, fortalece este debate”, destacou Juliana Mildemberg, coordenadora do SISMUC.
Ao final da Conferência foram aprovadas as emendas ao documento base, entre elas a ampliação da gestão democrática e condições de trabalho aos profissionais que atuam na educação, como, por exemplo, a realização de concurso público, aposentadoria, carreira e piso salarial nacional, além de pautar o fim das terceirizações e militarização das escolas. Também foram aprovadas moções, como as de repúdio ao fechamento de turmas e escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outras.
No vídeo, confira como foi este espaço.