Conae 2024: SISMUC e trabalhadores participam da etapa municipal e debatem sobre o futuro da educação no Brasil

Nos dias 13 e 14 de novembro ocorreu a Conferência Nacional de Educação Extraordinária (CONAEE) – etapa municipal, em Curitiba. O encontro reuniu representantes da gestão municipal, gestão estadual, entidades e movimentos sociais envolvidos com a educação para avaliar o Plano Nacional da Educação (PNE) vigente e subsidiar a elaboração do próximo Plano — decênio 2024-2034.

“Fizemos um amplo debate de todos os eixos que estão no documento oficial. As propostas aqui levantadas, irão para a etapa estadual e poderão ir para a etapa nacional, chegando ao documeto final do Plano Nacional da Educação 2024-2034”, declara Juliana Mildemberg, coordenadora geral do SISMUC.

O SISMUC exalta a ampla participação dos trabalhadores durante a Conferência. Nos orgulhamos do esforço de divulgação da inscrição feito pelo Sindicato e, colhemos os frutos ao encontrarmos os servidores e servidoras de todas as regionais de Curitiba preenchendo as vagas de delegados que representam o SISMUC. Lembrando que a escolha dos nomes para delegados ocorreu de maneira democrática, em Assembleia Extraordinária, realizada no dia 31 de outubro. 

Além dos professores de educação infantil, servidores de todas as áreas da educação representadas pelo SISMUC, como os Auxiliares de Serviços Escolares e Administrativos, também estiveram na Conferência.

Retomada da democracia

Como aponta o Documento de Referência da Conae 2024, a partir do ano de 2016, com o impeachment da presidente Dilma Rousseff, os processos de participação e interação democrática entre governo e sociedade foram interrompidos. Foram extintos canais de participação social em políticas públicas, reduzidos ou eliminados fóruns e conselhos até então previstos em uma política nacional de participação social.

Este ano, observamos a retomada da participação democrática na construção de políticas públicas, e isso inclui a CONAEE – etapa municipal. “A sociedade civil volta para dentro desse espaço, trazendo suas bandeiras, suas defesas, aquilo que realmente acreditam para uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade e emancipadora, para todas e todos”, aponta Juliana.

Etapa estadual

Nos próximos dias 27 e 28 acontecerá a etapa estadual da Conae, em Curitiba. Representando o SISMUC, há 01 delegada Fabiúla de Fátima Rizzardi de Oliveira e 02 suplentes, Patricia Oliveira e Silvana Tortora. Além de 02 delegadas natas, Juliana Mildemberg e Alessandra Oliveira.

 

15 de maio – Dia do/da Assistente Social

No Dia do Assistente Social, reconhecemos o papel crucial desses profissionais na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Seu trabalho é fundamental para garantir que todos tenham acesso aos seus direitos básicos e vivam com dignidade. Vamos valorizar

Leia mais »