A vacinação é uma importante medida para prevenir e erradicar doenças que um dia foram responsáveis por altas taxas de mortalidade no nosso país. Foram as vacinas que nos ajudaram a combater a pandemia do COVID-19, a eliminar o sarampo nas Américas e controlar a poliomielite.
Porém, por conta das fake news e de grupos radicais contra os imunizantes, nossa taxa de cobertura brasileira, que já foi referência mundial, começou a decair.
O sarampo, por exemplo, é uma doença que já foi eliminada e controlada no passado, mas voltou a aparecer após a baixa adesão da vacina. O Boletim Epidemiológico de 2022 registrou apenas 64% das crianças vacinadas, a recomendação é de 95%.
Esse movimento é preocupante em todo país. Aqui em Curitiba foi registrada uma regressão na cobertura vacinal desde o ano passado. Apenas a vacina BCG, que protege contra a tuberculose pulmonar, está com níveis acima do recomendado. Todas as outras vacinas estão abaixo de 95%, o que é motivo de apreensão.
Não podemos aceitar esse retrocesso. A Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde é movimento nacional para recuperar as taxas recomendadas de vacinação, no Paraná vai até o dia 28 de outubro. Algumas unidades de saúde em Curitiba terão horário estendido, garantindo que mais pessoas tenham acesso às vacinas.
Ajude a compartilhar essa mensagem com seus colegas e familiares.