Marcha das Margaridas: conheça a história da mobilização das trabalhadoras brasileiras

Por: Ana Carolina Pacífico

Há 23 anos acontece todo dia 12 de agosto a Marcha das Margaridas — maior movimento de trabalhadoras da América Latina. Milhares de mulheres se reúnem em Brasília por melhores condições de trabalho.

Qual o objetivo da marcha?

De acordo com o Transformatório Margaridas, observatório construído pelas mulheres do campo e da floresta, a Marcha das Margaridas tem como um dos principais objetivos políticos atualizar e qualificar a pauta de negociações, propondo e discutindo políticas para as mulheres do campo, da floresta e das águas, considerando as suas especificidades.

A Marcha das Margaridas também elabora uma pauta interna dirigida ao Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) com pontos necessários para consolidar relações mais justas, democráticas e igualitárias dentro do próprio movimento sindical, que culminam, necessariamente, com o fortalecimento de todas e todos.

Por que Marcha das Margaridas?

A marcha leva o nome de Margarida Alves, a primeira mulher a assumir a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoas, em 1972. Ela viveu e morreu pelos direitos humanos e trabalhistas, pois, a mando de latifundiários, foi assassinada com um tiro no rosto, dentro de sua própria casa, em frente ao marido e ao filho de 8 anos.

Durante sua resistente atuação, Margarida deixou sua marca, moveu ao menos 73 ações contra as usinas de cana-de-açúcar da Paraíba, fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural, em combate ao analfabetismo

A luta de Margarida ainda ecoa

Se estivesse viva, sabemos que Margarida ainda estaria de braços erguidos, no combate por políticas públicas, agroecologia, soberania alimentar, democracia e reforma agrária. É por ela e por todas as trabalhadoras, que o SISMUC luta incansavelmente todos os dias. Lutamos com garra, porque a luta política não pode ter como desfecho a morte.

No serviço público municipal de Curitiba são mais de 21 mil mulheres que formam o quadro de trabalho, representando quase 80% do total. E é por isso que ressaltamos sempre em nossos conteúdos a importância de se avançar na construção da igualdade de gênero.

SISMUC convoca servidores da odontologia para reunião

Atenção, profissionais que atuam na odontologia, convidamos vocês para participarem da reunião, no dia 29 de setembro, às 19 horas, no SISMUC, para tratar das condições de trabalho e da transição da carreira. Esse espaço é fundamental para deliberarmos sobre

Leia mais »
Verified by ExactMetrics
Verified by ExactMetrics