Carta Aberta à população pela valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da Enfermagem

Do nascer ao morrer, a Enfermagem está com você! Agora, nós precisamos do seu apoio.

Nós, profissionais da Enfermagem do setor público e privado, juramos dedicar a vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e ética. Estamos ao lado da população nos momentos de dor e sofrimento, assegurando o cuidado e o bem-estar a todos e todas — inclusive nos tempos mais sombrios vividos durante a pandemia, quando precisamos enfrentar o colapso nas unidades de saúde.

Buscando nossa valorização profissional, lutamos e nos mobilizamos para conquistar o tão sonhado piso salarial. E, no dia 4 de agosto, foi finalmente aprovada a Lei 14.434/2022, que garante um piso salarial digno aos profissionais da área de Enfermagem. Mas, a alegria durou pouco.

Mesmo com o reconhecimento do nosso inestimável valor para a sociedade, fomos primeiramente atingidos por um veto do Presidente Bolsonaro, impedindo o reajuste anual do piso, que resulta em um piso defasado ao passar dos anos. Depois, a Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços entrou com uma ação questionando a constitucionalidade da Lei do Piso da categoria.

Hoje, a Enfermagem se une e pede a sua ajuda nessa luta! Vamos pressionar para que os Ministros do Supremo Tribunal Federal, façam valer a Lei, garantindo assim um piso salarial digno aos trabalhadores da enfermagem. A demanda é histórica e justa! Sabemos que com diálogo e respeito é possível chegar a uma rápida solução a isso.

Ajude-nos a conquistar a aplicação da Lei no Paraná e em todo o território nacional.

Ligue:
Ouvidoria do SUS – Curitiba: 0800 644 0041
Ouvidoria do SUS – Paraná: 0800 644 4414 ou 155
Ouvidoria da Saúde Governo Federal: 136
Fundo Nacional de Saúde: 0800 644 8001
Senado Federal: 0800 0 61 2211
Congresso Nacional: 0800 0 61 2211

Saudações fraternas,

Enfermagem.

SISMUC convoca servidores da odontologia para reunião

Atenção, profissionais que atuam na odontologia, convidamos vocês para participarem da reunião, no dia 29 de setembro, às 19 horas, no SISMUC, para tratar das condições de trabalho e da transição da carreira. Esse espaço é fundamental para deliberarmos sobre

Leia mais »