Reforma da Previdência de Curitiba desconta 14% dos salários dos servidores públicos aposentados

14% a menos nos proventos (salário e benefícios) das servidoras e servidores públicos municipais aposentados de Curitiba. É isso que o projeto de lei de autoria do Prefeito Rafael Greca, aprovado na Câmara Municipal em dezembro, e em vigor desde janeiro deste ano, está fazendo com a aposentadoria das trabalhadoras e trabalhadores públicos do município.

O PL que faz adequações na Emenda Constitucional 103, de 2019, do Sistema Nacional de Previdência Social, traz diversas mudanças. Entre elas, a que diz respeito à contribuição dos servidores públicos municipais ao IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba).

Conforme a nova lei municipal, aposentados e pensionistas que, por exemplo, só tinham desconto sobre o valor que passasse do teto do INSS (R$ 6.433,59), desde janeiro deste ano, passaram a contribuir obrigatoriamente com a alíquota de 14% sobre o valor recebido acima de dois salários mínimos (R$ 2.224), ao IPMC. Isso vale inclusive para os que até então eram isentos.

Vale destacar que, mesmo com o reajuste salarial de 13,71% concedido em janeiro deste ano aos servidores ativos e aposentados, o valor não corresponde à realidade e às necessidades das trabalhadoras e trabalhadores. Além disso, com essa nova alíquota de contribuição ao IPMC, o servidor terá que trabalhar mais, contribuir por mais tempo e continuar pagando a aposentadoria depois de aposentado.

Na ilustração, confira como fica o cálculo de ganhos, contribuições e perdas nos proventos.

Mobilização – No dia 10 de março (quinta-feira), servidoras públicas e servidores públicos aposentados do SISMUC, farão uma mobilização em frente à Prefeitura de Curitiba. O objetivo é exigir uma audiência com o Governo Municipal para tratar do assunto, e solicitar a suspensão imediata da cobrança de 14% dos proventos da aposentadoria.

Na ocasião, será entregue uma Carta Aberta ao Prefeito Rafael Greca que trata do tema.

SISMUC convoca servidores da odontologia para reunião

Atenção, profissionais que atuam na odontologia, convidamos vocês para participarem da reunião, no dia 29 de setembro, às 19 horas, no SISMUC, para tratar das condições de trabalho e da transição da carreira. Esse espaço é fundamental para deliberarmos sobre

Leia mais »
Verified by ExactMetrics
Verified by ExactMetrics