Servidores definem rumos da campanha de lutas pela data-base

Em assembleia
realizada nesta segunda-feira (20), o funcionalismo municipal reafirmou a
reivindicação da recomposição salarial inflacionária estimada em 10,14%, as
perdas acumuladas na gestão Greca de 7,40% e as perdas anteriores à 2016, de
9,95% para os servidores do quadro geral e 1,16% para os profissionais do
magistério.

Os servidores
também aprovaram a necessidade de ampliar a linha de corte do vale refeição dos
servidores municipais em 30%, isso porque hoje só recebem os servidores que
ganham até R$ 2.429 e trabalham 40h semanais. A reivindicação é para que todos
os servidores, inclusive os que trabalham menos de 40h, recebam o vale.
Também
foi aprovada a necessidade da correção inflacionária de 10,14% no valor que
cada servidor recebe.

Além disso, os
servidores e servidoras debateram os últimos ataques enviados pelo desprefeito
à Câmara de Vereadores como a Reforma da Previdência
(saiba mais) e a Reforma Administrativa que
propõe uma avaliação por desempenho impondo a meritocracia e perseguição nos
ambientes de trabalho. Para combater estes ataques, o funcionalismo aprovou a
necessidade da retirada imediata dos Projetos de Lei que atacam o serviço
público, além do estado de greve e assembleia permanente, o que ajuda a dar
agilidade às discussões do funcionalismo.
Uma nova assembleia será realizada no
dia 30 de setembro.

Descongela já!


Além da recomposição salarial, os servidores e servidoras exigem o descongelamento dos planos de carreira – com recolocação do crescimento vertical e horizontal – como uma das pautas da Pauta de Reivindicação de 2021. Afinal de contas, durante o ano de 2021, o desgoverno Greca negou as mesas de negociação usando como desculpa a pandemia negando a pauta apenas por escrito.

Servidores disseram, mais uma vez, NÃO ao PSS e à terceirização

Modelo já usado na saúde e na Fundação de Ação Social (FAS) de forma ampla pelo desgoverno, o Processo Seletivo Simplificado (PSS) chegou ao ensino fundamental. O funcionalismo defendeu a necessidade de concursos públicos e disse não a este ataque! Além disso, foi reforçada a necessidade de continuar lutando contra este modelo que impõe menores salários e condições de trabalho através de uma campanha nos locais de trabalho, além da utilização dos meios virtuais.

Com a pandemia, a gestão Greca tem aproveitado para ampliar o processo de terceirização na saúde e também na FAS, usando desculpas como a necessidade de “reordenamento” dos equipamentos. O SISMUC e o SISMMAC têm se colocado contrários a estes processos e continuarão promovendo campanhas nos locais de trabalho contrárias à terceirização.

Seguimos ALERTAS!

Pouco antes da assembleia, os sindicatos conquistaram uma liminar que determina a manutenção do reajuste de 3,14% aplicado em 2020. Dessa forma, a gestão Greca será obrigada a continuar pagando o reajuste salarial, inclusive do mês de setembro. Entretanto, embora esta seja uma grande conquista dos trabalhadores, é importante que todos continuem de olho no caso de a gestão decidir recorrer da decisão judicial.
Veja as propostas aprovadas em assembleia:

.: Manutenção do Estado de Greve e Assembleia Permanente;

.: Nova assembleia no dia 30 de setembro;

.: Mobilização nos locais de trabalho com panfletagem e campanha virtual;

.: Mobilização pelo descongelamento do Plano de Carreira;

.: Retirada da tramitação do projeto de Reforma da Previdência em Curitiba e paridade dos conselhos do IPMC e do ICS;

.: Ampliação das liberações sindicais;

.: Defesa dos concursos públicos e contra a terceirização;

SISMUC convoca servidores da odontologia para reunião

Atenção, profissionais que atuam na odontologia, convidamos vocês para participarem da reunião, no dia 29 de setembro, às 19 horas, no SISMUC, para tratar das condições de trabalho e da transição da carreira. Esse espaço é fundamental para deliberarmos sobre

Leia mais »