A preocupação com os riscos de contaminação do novo
coronavírus, no retorno das atividades presenciais marcou os debates nos
coletivos da educação que aconteceram esta semana. Foram realizados coletivos
dos professores e professoras de educação infantil, apoio pedagógico e
auxiliares de serviços escolares com objetivo de debater a pauta específica
das categorias e sobre trabalho em meio à pandemia.
Todas as categorias estão muito preocupadas com a situação e
os protocolos falhos e mal informado para os trabalhadores. Os equipamentos de
proteção individual (EPIs) que foram entregues são de baixa qualidade, e a
estrutura das unidades não proporcionam o distanciamento social necessário,
entre outras dificuldades. Em menos de uma semana do retorno das atividades
presenciais, já foram fechados dois CMEIs devido a confirmação de casos de
Covid-19 entre os trabalhadores, o que comprova o que o sindicato já vinha alertando: existe um risco real
de surtos da doença das unidades escolares da rede.
Volta às aulas com muitas
dificuldades
Nos Coletivos da educação, os trabalhadores relataram
dificuldades encontradas para aplicar o protocolo de segurança proposto pela
gestão, afinal de contas, o número de crianças e o espaço dentro das salas
de aula não fecham. Além disso, os trabalhadores têm recebido faceshields
de baixa qualidade, que machucam, e máscaras de tecido tão grandes que
servem em todo o rosto, além de serem completamente inadequadas para o
trabalho por não garantirem a proteção adequada.
Veja como formar as comissões
de monitoramento nos locais de trabalho
Em todos os espaços é perceptível a desorganização da
gestão. Os servidores não foram informados corretamente sobre a criação de
comissões nas unidades para avaliar a situação, além das denúncias de
dificuldades para atender a comunidade escolar com segurança devido há falta de
servidores para cobrir os locais de trabalho e sobrecarga para quem está na
ativa. Inclusive, em alguns locais, as chefias têm selecionado os trabalhadores
justamente para que estes não denunciem as condições do local.
É
importante que o processo de escolha dos representantes para a comissão de
monitoramento dos protocolos seja feito de forma democrática, ou seja, que os
trabalhadores da unidade tenham participação ativa no processo, evitando que o
interesse da manutenção da saúde dos trabalhadores seja garantido.
O SISMUC quer saber, como foi a escolha da comissão de
monitoramento na sua unidade? Os protocolos estão sendo seguidos? Caso
não estejam, mande sua denúncia para: http://bit.ly/DenúnciaEducação
Servidores devem aprovar
pauta geral em assembleia
Na sexta-feira (26), às 18 horas, acontece a assembleia
virtual para aprovar a pauta específica das categorias que serão entregues para
a administração municipal. Convide seus colegas e participe. Clique aqui para
se inscrever: bit.ly/assembleia2602
A comissão deve ser formada de forma democrática por:
I.Equipe gestora:
II. 02 (dois) representantes do segmento dos professores(as) do ensi¬no fundamental do turno da manhã (regente e professor das demais áreas/práticas);
III. 02 (dois) representantes do segmento dos professores(as) do ensi¬no fundamental do turno da tarde (regente e professor das demais áreas/práticas);
IV. 01 (um) representante do segmento dos professores(as) da Educa¬ção de Jovens e Adultos (EJA);
V. 01 (um) representante do segmento dos profissionais de apoio esco¬lar (inspetores);
VI. 01 (um) representante do segmento dos apoios administrativos;
VII. 01 (um) representante do segmento do setor pedagógico;
VIII. 02 representantes do segmento de professores de Educação Infantil;
IX. 01 representante da equipe de colaboradores de limpeza de empre¬sa terceirizada;
X. 01 representante da equipe de colaboradores de alimentação de empresa terceirizada;
XI. representantes do segmento de pais de estudantes/crianças, orga¬nizados da seguinte forma:
a. 02 pais do turno da manhã (ciclo I e II e integral);
b. 02 pais do turno da tarde (ciclo I e II e integral);
c. 02 pais da Educação Infantil;
d. Pais contratantes do transporte escolar privado / pais usuários do SITES e transporte de acesso;
XII. 01 representante dos ambulatórios de saúde das escolas especiais (se for o caso);
XIII. 01 representante de estudante da EJA (se for o caso).