Livro que conta a história do Sindiquímica-PR será lançado hoje

Hoje, às 19h, será lançado o livro “Resistência Petroquímica – 30 anos do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica do Paraná”. A obra conta a história do Sindiquímica-PR e foi redigido pela jornalista Ednubia Ghisi.

A entidade completa 30 anos de luta em defesa de sua categoria e de toda a classe trabalhadora e o objetivo da publicação é relatar essas lutas, contudo, observado o aspecto humano. “Tentamos fazer um livro mais informal que não citasse somente a questão das negociações, mas também o dia-a-dia dos trabalhadores. Quando falamos de greve citamos questões particulares da mobilização, dos trabalhadores, as pressões sofridas, a união e também outras formas de organização, como o futebol e os bate-papos. É um livro muito baseado em depoimentos”, relata o coordenador do Sindicato, Sérgio Luiz Monteiro.

A publicação também registrará a história da política brasileira, sobretudo nas décadas de 80 e 90 “Para além das questões corporativas, o livro busca apresentar uma prática sindical política, no sentido amplo do termo. Entre os relatos, apareceu de maneira repetida o sentimento de que a experiência sindical ampliou a visão de mundo e a compreensão das contradições intrínsecas da relação capital X trabalho e abriu caminho para a participação na vida política do Brasil, tendo o local de trabalho como ponto de partida. O mundo no chão da fábrica se amplia a partir da organização dos trabalhadores”., explica a autora.

A obra foi produzida em um ano de três meses com diversas pesquisas. De acordo com ela, o fio condutor da narrativa foi formado pelas 34 entrevistas somada à pesquisa em materiais impressos, como o boletim informativo da entidade.

“Este livro já está amadurecendo há mais ou menos 10 anos, foi quando tivemos a primeira ideia. Retomamos a ideia agora pois é preciso manter viva essa memória, inclusive, por conta da nova geração que chega e que não pode perder esse registro histórico”, finaliza Monteiro.

Serviço: Lançamento do livro sobre a história do SindiQuímica-PR
Data: 19/12/2016
Horário:19h
Local: Rua Sen Accioly Filho, 851 – Cidade Industrial, Curitiba – PR

Nota de pesar José Haroldo Ludewig

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de José Haroldo Ludewig, servidor que dedicou parte significativa de sua vida ao serviço público. José iniciou sua jornada como Auxiliar de Serviços Escolares em 2012, na Escola CEI Lina

Leia mais »