Coletivo de Aposentados debate protagonismo da juventude nas ocupações das escolas

Na tarde desta quinta-feira(27), a reunião do Coletivo de Aposentados do Sismuc abordou o protagonismo da juventude nas ocupações das escolas públicas estaduais do Paraná e em todo o Brasil. A mobilização dos alunos é uma reação às medidas do governo federal e estadual em relação às reformas na educação pública, como a Medida Provisória do Ensino Médio (MP 746) e a tramitação da PEC 241, que possibilita a limitação dos gastos e gera impactos negativos nos investimentos voltados para os serviços públicos.

Na ocasião, a coordenadora de Juventude do Sismuc, Juliana Mildemberg, ao debater o vídeo do discurso da estudante secundarista Ana Júlia Ribeiro na Assembleia Legislativa do Paraná(Alep), viralizado nas redes sociais na última quarta-feira(26), refletiu sobre a importância, a responsabilidade e o papel da mídia ao informar a sociedade sobre as reivindicações do estudantes. “A proposta foi debater algo que está previsto em lei – que é o direito de mobilização – e que deveria estar na mídia de forma correta. No entanto, o que vem acontecendo é a distorção dos fatos e , nesse sentido, temos que explicar para a nossa base a realidade, ou seja, demonstrar por que os estudantes estão lutando e quais as reais consequências dessas medidas governamentais não só para a vida dos estudantes, mas para todo o conjunto da sociedade”, enfatizou a coordenadora.

Juliana também destacou que o objetivo foi reforçar  a defesa   da direção do Sismuc, que é aliar a luta dos jovens à experiência dos servidores públicos aposentados. “Buscamos desconstruir o discurso presente na mídia tradicional, que vem sistematicamente dizendo que os jovens são desocupados. Essa é uma abordagem que desqualifica a luta legítima por direitos. Os jovens estão ocupando as escolas para denunciar as arbitrariedades do estado, que propõe medidas sem consultar aqueles que serão diretamente prejudicados. Por isso, convidamos os aposentados para fazerem visitas a essas escolas e falarem sobre as suas experiências de luta em defesa da escola pública”, resumiu Juliana

Confraternização – A próxima reunião do Coletivo, agendada para o dia 24 de novembro, será marcada por uma atividade de lazer. Os aposentados e aposentadas foram convidados para passarem o dia todo na Churrascaria NJS, localizada no município de Colombo (PR). Os interessados devem entrar em contato com o sindicato para obter maiores informações.