A direção nacional da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) se reunirá esta semana, de 28 a 30 de janeiro, no Paraná. Na pauta do encontro, o primeiro realizado este ano, estarão o II Congresso Extraordinário, previsto para ser realizado no mês de abril, em São Paulo; a elaboração da Plataforma das Eleições Municipais 2016, a ser entregue aos candidatos a prefeito e vereador para que se comprometam com a defesa dos interesses dos trabalhadores; e os Plano de Formação e de Ação da entidade para o primeiro semestre.
A presidente da Confetam/CUT, Vilani Oliveira, acrescenta que também haverá Análise de Conjuntura e debate sobre o tema Os Desafios da Organização Sindical: Disputa de Base/Eleições Sindicais. “Um dos principais temas da reunião, os desafios da organização sindical nos impõem uma provocação: como avançar na superação dos obstáculos impostos à luta dos trabalhadores num cenário de disputas muitas vezes fratricidas?”, questiona a presidente.
Plataforma das Eleições 2016
Ela destaca ainda o planejamento do II Congresso Extraordinário da Confetam/CUT e a elaboração da Plataforma dos Servidores Municipais para as Eleições 2016. “A nossa plataforma será constituída por propostas viáveis, que promovam efetivamente o desenvolvimento dos municípios do ponto de vista social, econômico e ambiental”, explica a presidente da entidade.
Vilani enfatiza que o servidor municipal será um eleitor diferenciado nestas eleições, uma vez que eles não escolherão apenas os prefeitos de suas cidades, mas também os seus próprios patrões. “Isso aumenta a responsabilidade do funcionalismo na escolha do governante. Por isso, nossa plataforma transcenderá a questões corporativas e dialogará diretamente com as lutas gerais da sociedade, de maneira que o candidato que a receba possa se comprometer com as nossas reivindicações e, ao mesmo tempo, com a defesa da democracia e do povo brasileiro”, conclui.
A primeira reunião da direção nacional da Confetam/CUT de 2016 ocorrerá no Nikko Hotel, no Centro de Curitiba, com a participação da Diretoria Executiva da entidade, suplentes e Conselho Fiscal.