A Cinemateca de Curitiba apresenta nesta semana filmes espanhóis recentes, produzidos em 2013. A Mostra de Cinema Atual Espanhol 2015 reúne cinco filmes, com áudio original em espanhol e legendas em português, que serão exibidos de 14 a 18 de outubro, às 19h. A entrada é gratuita.
16 de outubro
PESSOAS EM LUGARES de Juan Cavestany (2013, Ficção, 77’)
“Um conto caleidoscópico”, como define o próprio diretor Juan Cavestany, este experimento parece fazer aleatoriamente o seu caminho através da comédia, do drama, da crônica social, do horror e do surrealismo, com um único denominador comum: a poesia intransigente da condição humana contra a investida do inusitado e do caótico. Um filme ambicioso, composto por 20 cenas curtas, com diferentes tons e temas. Não há nenhuma ligação entre elas, muito pelo contrário. A arbitrariedade por si só dá um sentimento de unidade ao discurso.
Elenco: Maribel Verdú, Adriana Ugarte, Alberto San Juan, Antonio de la Torre, Santiago Segura, Coque Malla, Ernesto Alterio, Javier Gutiérrez.
Classificação: Livre
17 de outubro
A FERIDA de Fernando Franco (2013, Drama, 99’)
Ana é uma motorista de ambulância de 28 anos. Apesar de eficiente em seu trabalho, ela tem problemas sérios em se relacionar com os outros, socialmente desajeitada e até agressiva contra aqueles que são próximos a ela. Isso a deixa infeliz e muito culpada o que a leva até a violência. O que ela não sabe é que sofre do que os psiquiatras chamam de Transtorno de Personalidade Limítrofe.
Elenco: Marián Álvarez (Ana), Manolo Solo (Jaime), Rosana Pastor (madre de Ana), Ramón Barea (Martín), Andrés Gertrúdix (Alex), Ramón Agirre (padre de Ana), Luis Callejo (chico en la fiesta)
Classificação: 16 anos
18 de outubro
A PRAGA de Neús Ballús (2013, Documentário/Ficção, 85’)
Raul é um agricultor que quer plantar alimentos orgânicos. Para ajudá-lo, ele contrata Iurie, um lutador de luta-livre da Moldávia que ganha a vida com o que aparece à sua frente. Aos poucos, suas histórias cruzam a vida de três mulheres solitárias: Maria, uma senhora obrigada a deixar sua casa no interior e viver em um asilo; Rose, uma enfermeira filipina que acaba de chegar ao país; e Maribel, uma prostituta com cada vez menos clientes.
Elenco: Rosemarie Abella, Maribel Martí, Raül Molist, María Ros, Iurie Timbur
Classificação: Livre
Horário: 19h
Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Ingresso: Gratuito