Bancada sindical perde força na Câmara dos Deputados

Em primeiro levantamento, DIAP identifica que a bancada sindical sofreu grave revés na eleição de domingo (5). Caiu dos atuais 83 representantes para 46. Desses, foram reeleitos 32, e novos são apenas 14. Este número poderá mudar, mas não será uma alteração significativa.

A cada eleição, a bancada sofre oscilação. Em 1988, foram eleitos 44 sindicalistas. Em 2002, o crescimento foi exponencial, 74. Talvez por influência ou reflexo da eleição de Lula. Em 2006, caiu para 54 representantes.

Este dado é extremamente preocupante, especialmente num ambiente de forte investida patronal sobre os direitos trabalhistas, sindicais e previdenciários no Congresso.

A bancada sindical dá sustentação e faz a defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, aposentados e servidores públicos no Congresso Nacional, além de intermediar demandas e mediar conflitos entre estes e o governo e/ou empregadores.

Atenção, alerta de golpe!

Atenção, servidoras e servidores, cuidado com mensagens no WhatsApp de números que se passam por advogados do SISMUC. O escritório responsável pela assessoria jurídica do Sindicato, Ludimar Rafanhin e sua equipe, não entram em contato para informar os sindicalizados a

Leia mais »

O que é o Congresso do SISMUC?

Municipais rumo à primavera O Congresso do SISMUC é o maior evento da categoria, e é onde definimos prioridades, estratégias e os rumos da luta. Seja um representante de base e participe!

Leia mais »