Cerca de 500 famílias de trabalhadores sem-teto organizados pelo MPM -Movimento Popular por Moradia, integrante da Frente Nacional de Movimentos Resistência Urbana – ocuparam na madrugada desta sexta-feira (19) uma área abandonada de 100.000 m² em São José dos Pinhais/PR.
O terreno, segundo informações, pertence à Prefeitura Municipal e se encontra desocupado há anos, completamente vazio, em claro descumprimento à sua função social.
São José dos Pinhais tem se destacado pelo enorme crescimento populacional ocorrido nos últimos anos. É o município mais populoso,com quase 300 mil habitantes, e o que mais cresce da Região Metropolitana de Curitiba. A enorme quantidade de terrenos desocupados(vazios urbanos) se alia à especulação imobiliária no município. Nesse contexto, o problema de moradia se agrava.
A falta de moradia digna e o peso dos aluguéis sobre a renda familiar são problemas cotidianos para os milhares de habitantes de São José dos Pinhais, e atingem, especialmente, a parcela mais pobre da população. É o que ocorre com cerca de 8 mil famílias atualmente ameaçadas de despejo no município por não conseguirem honrar as parcelas de valores abusivos cobrados por imobiliárias sobre os terrenos onde moram há décadas.
Para a Coordenação do MPM, o imóvel ocupado cumprirá sua função social se abrigar famílias que viviam em áreas de risco, moradias precárias e sem condições de pagar os aluguéis, aguardando há muito tempo uma resposta do Poder Público para o déficit habitacional de São José e região.
O objetivo do MPM é negociar e garantir a destinação do terreno ocupado para Habitação Popular de interesse social, com a construção de moradias para as famílias necessitadas. Essas famílias irão permanecer acampadas no local até que consigam negociar uma solução,atendendo ao seu direito constitucional e democrático à moradia digna.