Em defesa do piso único para os Jornalistas

Por aumento salarial!

Não aceitamos a redução do piso salarial dos jornalistas do Paraná ou o escalonamento de valores menores ao que é estabelecido atualmente (R$ 2.605,20). Entendemos que os jornalistas do interior têm o mesmo valor e responsabilidade, bem como a mesma carga de trabalho que os da capital. Além de defender a manutenção do piso unificado, também defendemos a valorização dos profissionais da imprensa por meio do reajuste salarial da inflação e do aumento real, tendo em vista o crescimento do faturamento dos meios de comunicação.

 
De acordo com dados do Dieese, entre 2004 e 2013, as empresas de comunicação do país tiveram um crescimento de 122% de faturamento acima da inflação, enquanto que os jornalistas do Paraná, neste mesmo período, conquistaram apenas o reajuste da inflação. Para os trabalhadores, tudo permanece igual e sem ganhos.
 
Também segundo o Dieese, mais da metade dos jornalistas do estado estão em condições precárias de contrato e uma parte deles ganha até mesmo abaixo do piso regional. Além disso, são inúmeros os problemas nos locais de trabalho. Dentre os principais estão o acúmulo de funções, o aumento do ritmo de trabalho e o assédio moral, que têm causado problemas psicológicos e físicos na categoria.
 
Jornalismo de qualidade não se faz só com liberdade de imprensa. É preciso valorizar os profissionais e melhorar suas condições de trabalho e de vida. Jornalismo é uma atividade de interesse público. Defenda esta ideia!