Especial: Faltam condições de trabalho em equipamentos

SEGUNDA REPORTAGEM

A reportagem do Sismuc visitou cinco equipamentos públicos, divididos entre as modalidades de CRAS, CREAS e Liceu do Ofício da regional Pinheirinho, uma das principais regionais da capital, que abrange 10 equipamentos públicos de assistência social. No CREAS Regional Pinheirinho, inaugurado em 2014, com área de abrangência de três mil famílias, servidores descrevem uma situação delicada, como você poderá ler abaixo. 


Se de um lado é visível a qualidade da estrutura de locais como o CREAS Pinheirinho, com imóvel e salas impecáveis, de outro lado, o relato vivo dos servidores denuncia sobrecarga de trabalho. Eles exigem da administração pública mais recursos financeiros e humanos.“Isso (a boa infraestrutura) é resultado de valorização. Mas só em parte. Mas valorização a nível pessoal e salarial, bem, isso nenhum dos funcionários da Prefeitura de Curitiba tem”, reflete uma servidora, em entrevista.

A falta de recursos humanos foi mencionada em todos os locais visitados pelo sindicato. A opinião é de que há casos em que vagas de servidores exonerados ou afastados não foram preenchidas. Com isso, a equipe comum em um centro de atendimento está longe do necessário, formada por número insuficiente de assistentes sociais, agentes administrativos, educadores sociais e psicólogos. 


O CRAS Santa Rita, localizado no bairro do Tatuquara, é considerado modelo, devido à grande estrutura de cozinha, salas para atividade a atendimento. Mas os servidores acreditam que o trabalho poderia avançar ainda mais. 


“Há muito para ser feito. O serviço hoje é feito, ninguém sai exausto daqui, não é isso. Mas o atendimento podia ser melhor qualificado, se houvesse maior quantidade de trabalhadores”, explica um servidor, elencando que os problemas centrais hoje são: recursos, número de trabalhadores e, consequentemente, o agendamento dos motoristas. 


Já o CRAS Laguna, localizado também no Tatuquara, revela uma estrutura insuficiente. As salas apertadas revelam problemas quando recebem crianças para atividades e, ao mesmo tempo, precisam realizar atendimento social. 


Negociação
Após o ato no sábado, a direção da FAS marcou uma mesa com o sindicato no próximo dia 15, às 09 horas.


VEJA TAMBÉM.
Na primeira reportagem publicamos o texto: “A importância do servidor da Fundação de Ação Social”. A matéria explica quem é o servidor da FAS, quais são suas atividades e os riscos e dificuldades que enfrentam no dia a dia.