Um jornalista franco e com grande capacidade de provocar o outro para extrair de si o melhor. Rigoroso na apuração das informações, no zelo pelos princípios éticos e dedicado na construção de uma imprensa sindical forte e de credibilidade. Essas são algumas características do jornalista Guilherme Carvalho, que coordenou a equipe de jornalismo e o desenvolvimento da comunicação do Sismuc nos últimos anos. Guilherme, roqueiro, baixista, ex-cabeludo, pai do Murilo, partiu para novos rumos em sua carreira profissional.
Em sua saída do Sismuc para se dedicar ao seu filho de um ano, ao Sindicato dos Jornalistas, entidade que ele é presidente, e à formação de focas (estudantes de jornalismo), na Uninter, ele destacou o caráter humano e de convivência nos últimos anos: “Não saio magoado ou com qualquer tipo de rancor da diretoria. Minha saída permite que eu me dedique também ao meu outro emprego. Essa escolha, portanto, está relacionada a uma opção de carreira profissional, mas também à qualidade de vida”, escreveu em artigo de despedida (clique aqui para ver).
Guilherme Carvalho foi responsável pela reformulação das mídias no Sismuc. Uma delas é o Jornal do Sismuc que em breve chega a 100 edições. Além disso, implementou os Jornais Curitiba de Verdade, Jornal Mobilização, criou uma identidade para os panfletos e outros materiais gráficos, o Servelino, reformulou o site da entidade, criou um programa de estágio em comunicação, entre outros. No último ano, além de lutar por uma equipe profissional que pudesse cada vez mais informar o servidor com qualidade e agilidade, deu o pontapé da Rádio Sismuc e da TV Sismuc e lançou o livro “Vozes da Consciência”.
Reconhecimento
O empenho do jornalista é reconhecido pelos ex-diretores de comunicação do sindicato. Disse Alessandra Oliveira, que o contratou: “Tudo tem sua hora e seu momento o ‘filho comunicação’ Sismuc já está crescido”. Já Marcela Bomfim, ex-presidente e coordenadora de comunicação, ressaltou a necessidade do debate franco para se avançar na informação: “Eu aprendi muito com você também. Muitos debates, alguns consensos, outros não. Muito sucesso na sua nova jornada que será brilhante e competente como sempre”. Por fim, Adriana Kalckmann, atual coordenadora de comunicação, ressaltou o caráter do profissional: “Um profissional fantástico, um mestre em todos os momentos, um amigo para sempre e um companheiro dentro e fora de campo”.