Trabalhadores do Armazém querem oficializar mudança de escala

Após mobilização do segmento, reunião do dia 18 pode definir ampliação do atendimento à população durante a semana e fim do atendimento no sábado à tarde.


Mais uma vez os trabalhadores dos Armazéns da Família se reuniram no Sismuc. Eles avaliaram o resultado da mesa de negociação ocorrida com a Secretaria do Abastecimento no último dia 11. O principal ponto de reinvindicação é a alteração da escala de trabalho para melhor atender os beneficiários do programa. Os agentes administrativos pretendem bater o martelo sobre os dias de atendimento no próximo dia 18. Até lá o estado de atenção segue mantido.


Na proposta apresentada na mesa de negociação, o atendimento aos sábados só ocorreria no período da manhã. Um levantamento realizado pela Smab com base no número de atendimentos concluiu que o movimento no sábado a tarde é muito baixo, apenas 9,29%. A solução seria estender o atendimento à população durante a semana. Os servidores começam a trabalhar as 08h30. A partir das 09h00 começa o atendimento à população, que se estende até as 17h00. Os 30 minutos seguintes seriam utilizados para o encerramento do atendimento e fechamento de caixa. A nova dinâmica evitaria as filas no fim da tarde de terça a sexta e a distribuição de senha. Por outro lado, os servidores reivindicam que o atendimento ocorra de segunda a sexta-feira. 


“O funcionamento é semelhante ao dos bancos, que abrem internamente para questões burocráticas, depois fazem atendimento ao público e no fim da tarde resolvem questões administrativas. Quem chegar antes das cinco será atendido”, explica Alessandra Oliveira, coordenadora do Sismuc.


Check out
Outro ponto de avanço na pauta ocorrido após a mobilização é o compromisso da Secretaria de Recursos Humanos de editar normativa impedindo jornadas acima de seis horas no caixa. A melhoria dos Pontos de Venda (PDV) também é um ponto a progredir com a organização do coletivo. O compromisso da Smab é comprar de 48 PDV´s com check out menor e readequar outros 68 até o primeiro semestre de 2014. 


Demais pautas
Por fim, o critério adotado para remanejamentos muda no próximo ano. O assunto será definido na reunião da próxima quarta, assim como a gratificação Smab e a apresentação da saúde ocupacional sobre os 32 pontos listados como preocupantes.


Agenda
O Sismuc se reúne no dia 18 com a Smab e o RH. Antes, no dia 16, eles os trabalhadores se encontram em frente à Secretaria Municipal do Abastecimento, na Rua General Carneiro, 938, centro, para discutir o estado de alerta.
 
Notícias relacionadas: