Pautas da saúde continuam sem avançar

No encontro do último dia 13, o Prefeito Gustavo Fruet agendou uma reunião entre o Sismuc e a Secretaria de Saúde para resolver as pautas da incorporação do IDQ e da isonomia na carga horária nos cargos – as tão sonhadas 30 horas para todos. A reunião entre o sindicato e o secretário Adriano Massuda foi realizada nesta terça-feira (27). O encontro, porém, se mostrou novamente praticamente inútil no que diz respeito a avanços concretos.

A gestão enfatizou o fortalecimento do SUS e a ampliação das equipes da ESF, mas não acenou com a possibilidade da incorporação do IDQ. Novamente, a administração reforçou os planos pela reformulação da gratificação, como já havia feito em reuniões anteriores. O Secretário de Saúde, Adriano Massuda, relatou sobre a possibilidade do PMAQ potencializar o IDQ. Em relação às 30 horas, a Prefeitura afirma que está estudando a questão. O mês de setembro, sem uma data específica, foi definido como o prazo para uma resposta.

No próximo sábado (31), todos os servidores da saúde estão convocados para um ato que pede avanços concretos na pauta e a valorização dos trabalhadores. Vale lembrar que servidores de outras secretarias receberam a incorporação do PPQ no início do ano, enquanto a saúde ainda luta pela incorporação de suas gratificações. A mobilização será na Praça Santos Andrade, a partir das 9h.