Filme que discute racismo e preconceito abre o Cine Clube do Sismuc

O primeiro encontro do Cine Clube aconteceu nesta sexta-feira, dia 30, no Sismuc, com o filme “Vista a minha pele”, de Joel Zito Araújo e contou com a participação de diretores do Sismuc, funcionários e seus familiares. 
 
O filme faz uma paródia da realidade e mostra uma sociedade invertida, onde os negros impõem sua cultura, trazendo assim a discussão do racismo e preconceito. A escolha se deu em função do dia da consciência negra, 20 de novembro.
 
Zasa Almeida, inspetora de escola, trouxe seus filhos e amigos: “viemos porque é interessante a ideia de discutir temas a partir de filme. Não sabia que filme seria, mas achei a escolha ótima. O racismo existe e é preciso que isso seja exposto”.
 
 “A gente é acostumado a pensar de um modo e nos acostumamos a isso”, avalia João Guilherme Bernardes, diretor do Sismuc. “É necessário que esses pensamentos sejam indagados para conseguirmos mudar a sociedade. É isso que queremos com o Cine Clube, que através de filmes abrimos o debate para questões importantes da sociedade”, finaliza.
 
O Cine Clube acontece mensalmente. O objetivo é realizar a apresentação de filmes que permitam uma reflexão sobre questões políticas e sindicais e o debate em grupo após a exibição. 
 
Outro projeto de formação é o grupo de estudo sobre o “Manifesto Comunista” de Karl Marx e Friedrich Engels, que acontece quinzenalmente, no Sismuc. O primeiro encontro é amanhã, dia 4, às 19 horas, no Sismuc. 
 
Acompanhe mais informações pelo sindicato.