Ministra defende ofensiva contra greve de servidores

 Em entrevista ao programa ‘Bom Dia, Ministro’, na sexta-feira (21), a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, criticou os funcionários dos Correios que estão em greve. A ministra alegou que a situação econômica não é favorável à concessão de novos reajustes e deu a entender que a categoria já foi contemplada em 2011.

"Eles já fizeram greve no ano passado, já tiveram reajustes (sic). Temos de saber que há limites e há uma situação econômica", disse Gleisi Hoffmann. A ministra defendeu também a aprovação do projeto de lei que endurece o direto de greve. Para ela, esse debate o Congresso Nacional deve à sociedade brasileira. "Nós vivemos numa democracia. Eu concordo que não podemos ter abusos. O direito de greve não pode ferir o direito do cidadão", discursou a ministra.


Para o coordenador-geral do Sindicato dos Correios do Paraná, Luiz Souza, a ministra nega as origens de seu partido e quer sufocar os trabalhadores com um discurso neoliberal de falta de recursos. "Penso que a ministra da casa Civil Gleisi Hoffmann nunca foi sindicalista e que a posição dela em querer regulamentar o projeto de lei de greve dos servidores públicos federais e demais servidores e categorias vai à contra mão da luta que o PT sempre defendeu", compara.


Os trabalhadores dos Correios só saíram em greve depois que a ECT ofereceu apenas 3% de reajuste, valor que sequer repõe a inflação. Mesmo com mediação do TST (Tribunal Superior do Trabalho), a direção dos Correios se negou a melhorar a proposta. O comando de negociação reivindica 43,7% de reajuste, R$ 200 de aumento linear e piso salarial de R$ 2,5 mil. 


Mais Opinião: