Assembleia aprova ato dos servidores dia 30

No próximo dia 30 está marcado um ato em defesa do aumentos dos pisos salariais dos servidores da prefeitura. A atividade inicia 14 horas, no pátio do edifício Delta, onde, no mesmo horário, ocorre uma reunião de negociação. O ato foi aprovado em assembleia geral finalizada agora a pouco, no Sismuc, na qual os servidores reafirmaram a reivindicação pelo aumento dos pisos.

A comissão de negociação dos trabalhadores fez um relato das últimas reuniões. De acordo com Marcela Alves Bomfim, presidente do Sismuc, até o momento não existe nenhum proposta da administração sobre o assunto. A diretoria do sindicato questiona ainda os alto salários do prefeito Luciano Ducci (R$ 26.700, o maior do Brasil) e secretários. Além disso, vereadores aprovaram recenemente o aumento de 28% nos próprios salários e os cargos comissionados chegam a receber até 10 vezes mais do que os concursados. A situação contrasta com os baixos salários pagos aos servidores da prefeitura de Curitiba, que se mantém defasado em relação a outras cidades.

A enfermeira Kati Corrêa demonstra preocupação com a situação atual e com o futuro, sobretudo com a aposentadoria. “Eu queria ver como seria para eles ganhar o que gente ganha hoje”, questiona. Segundo ela, com uma aposentadoria sem as gratificações pagas atualmente, ela teria que continuar a trabalhar para poder pagar as contas.

No ano passado, quando o sindicato apresentou um ofício com a pauta aprovada pela categoria, a secretária de recursos humanos Maria do Carmo havia prometido que uma proposta seria apresentada até este dia 30.

Paralisação nos cmum`s e unidade de saúde
No dia 1o de fevereiro será realizada uma paralisação de 30 minutos nas unidades básicas de saúde e cmum`s em solidariedade aos servidores da saúde excluídos da lei das 30 horas. Nas unidades básicas, a paralisação deve ocorrer entre 7 e 7h30. Já nos cmum`s, das 19 às 19h30.

Nova assembleia
A avaliação da negociação e aprovação de encaminhamentos ocorre no dia 1 de fevereiro, em nova assembleia, no Sismuc, a partir das 19 horas.