Trabalhadores da saúde enfrentaram o frio e a chuva na manhã de sábado. Eles foram a Boca Maldita pedir apoio da população para sua pauta de reivindicações. Assinaturas foram recolhidas para dois abaixo-assinados: pela redução da jornada de trabalho para 30 horas e pela valorização salarial.
A redução da jornada é uma luta antiga dos profissionais da saúde. Ela tem objetivo de valorizar a qualidade do serviço prestado à população, informa a servidora Juliana: “A gente está fazendo esse abaixo assinado para a população conhecer a situação dos profissionais da saúde”. A população aderiu ao ato participando do abaixo-assinado dos trabalhadores. Uma usuária do serviço municipal reconhece que a luta das categorias é justa: “Eles correm muitos riscos e até para melhorar o salário eles têm que fazer plantão. Eu concordo”, afirma Ana Carolina.
Além da redução da jornada para toda a saúde, a categoria dos enfermeiros reivindica o reajuste salarial. A categoria tem o pior salario da região metropolitana, conta a enfermeira Alice: “A gente essa prefeitura nas costas. Porque todas as regiões conseguem ganhar mais do que a capital que tem o maior PIB do estado”?
Depois deste ato, a mobilização da “turma do jaleco branco” deve crescer ainda mais, avalia Alessandra oliveira, diretora do Sismuc. “Os trabalhadores não estão pra brincadeira. Levamos a sério nosso trabalho e nossa mobilização”. Nesta quarta-feira, 19, ocorre a assembleia geral para todos os servidores. Ela ocorre no teatro Bom Jesus, as sete da noite. O teatro fica na Rua 24 de maio, 135, centro.
Notícias relacionadas: