Os educadores do CMEI Bracatinga (bairro Boa Vista) realizam paralisação em 23/09/11 por melhores condições de trabalho. Eles cobram da Prefeitura a contratação de mais funcionários públicos e que sejam oferecidas condições de trabalho mais adequadas. A falta de funcionários tem ocasionado superlotação em salas de aula, déficit de aprendizagem e falta de segurança para as crianças.
A paralisação começa as 07h00 da manhã. Durante o ato, o atendimento às crianças será completamente interrompido. Os pais serão orientados pelo Sismuc a retornar com suas crianças para casa e também serão esclarecidos sobre os motivos do protesto. O CMEI Bracatinga tem aproximadamente 150 crianças.
Motivos da paralisação
Os educadores denunciam que a falta de funcionários no CMEI resulta na sobrecarga do atendimento, prejudicando a qualidade do serviço e da aprendizagem. Os funcionários relatam que turmas com 30 crianças em média estão sendo unificadas em decorrência da falta de profissionais. “Uma sala chega a ter 50 crianças, o que é prejudicial à aprendizagem”, declarou um educador.
A paralisação neste CMEI demonstra a situação de precariedade de todos os CMEIs da rede municipal de Curitiba. Segundo os educadores, a Prefeitura tem consciência da precariedade e da falta de educadores. No entanto, a administração municipal não oferece alternativas ideais para solucionar os problemas. Por isso, os educadores decidiram fazer a denúncia à comunidade e realizar a paralisação.