Sismuc presente em congresso das guardas e fórum dos guardas

O Sismuc, representado por 15 guardas, participou do XXI Congresso Nacional das Guardas Municipais, realizado em Novo Hamburgo (RS), nos dias 17, 18 e 19 de agosto. O congresso foi uma oportunidade para trocas de experiências entre guardas de todo Brasil.

De acordo o diretor do Sismuc, Diogo Monteiro, o congresso deveria ser organizado para discutir pontos pertinentes à atuação da guarda nas várias regiões do país. Porém, o que se viu foi um evento marcado pela falta de democracia.

No último dia, um ato de protesto marcou o congresso. Cerca de 100 guardas de diversas regiões proferiram palavras de ordem em protesto a uma eleição em que participaram somente comandantes. Numa sala fechada foi eleito o presidente e decidido qual a cidade sede do próximo congresso.


Fórum dos guardas


Direção e base do Sismuc marcaram presença no Fórum da Guarda Municipal, realizado em Maringá (PR), no dia 27 de agosto. O fórum foi promovido pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar), com programação durante todo o dia sob o tema: “Criando sua identidade na segurança pública”.


O evento contou com uma palestra do mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP), Bismael Batista de Moraes. Ele também é comandante de guarda naval e coordenador da ONG “SOS Segurança dá vida”.
Sobre o fórum, Diogo lembra da importância do debate sobre a verdadeira atribuição da guarda e a necessidade da criação de uma identidade. Destaca também a iniciativa do Sismar em promover este debate aberto a toda a sociedade, ressaltando a importância deste segmento dos servidores.